Empreender e ser dono de seu próprio negócio é muito mais do que receber dinheiro após a venda de cada produto ou serviço. Também é preciso levar em conta todos os aspectos que englobam o cenário econômico de sua empresa, conhecendo termos como a geração de caixa.
Dessa forma, é preciso que o profissional compreenda o que é a geração de caixa e como ele pode ajudar a manter o controle financeiro do seu negócio. Saiba mais lendo nosso artigo!
O que é geração de caixa?
Compreende-se como geração de caixa o instrumento capaz de indicar como uma empresa deve realizar os seus pagamentos de fornecedores, tributos, impostos, manutenção de equipamentos, dentre outro tipo de movimentação que implique na saída de dinheiro de seu caixa.
Portanto a geração de caixa ocorre por meio das entradas e saídas de valores que a empresa possui, seja ela feita por meio da venda de ativos, produtos, serviços e etc.
Ou seja, toda vez que entra dinheiro no caixa de seu estabelecimento, ele fica positivo e, cada vez que registra uma saída, ele tende a ficar negativo.
Sendo assim, é preciso que o empresário se mantenha sempre atento a movimentação de seu caixa. Deve-se prezar sempre que ele permaneça positivo, evitando prejuízos financeiros que podem levar o seu empreendimento a falência.
Como calcular a geração de caixa?
Para realizar corretamente o cálculo de geração de caixa, será preciso primeiramente calcular o lucro mensal.
Dessa maneira, o lucro deverá ser calculo por meio do EBIT, uma sigla em inglês que significa “Earnings Before Interest and Taxes”, traduzindo para português seria o cálculo do “Lucro Antes de Juros e Impostos”.
Sua fórmula é:
(valor da receita líquida) menos (o custo dos produtos vendidos) menos (as despesas operacionais e administrativas da atividade) = Resultando no EBIT.
Dessa forma, após obter o valor de caixa é possível entender todo o cenário econômico de seu empreendimento.
Como melhorar a geração de caixa de sua empresa?
O primeiro passo para quem deseja melhorar a geração de caixa de seu negócio é manter a saúde financeira sempre estável.
Além disso, deve-se buscar ter apoio de um contador, o que contribuirá para que toda a sua documentação contábil e fiscal seja mantida em dia.
Veja a seguir nossas dicas de como otimizar a sua geração de caixa:
Melhore o controle de seu faturamento
O faturamento de um empreendimento é o principal agente que faz com que uma empresa consiga crescer de forma saudável e obter lucro.
Dessa forma, é preciso dedicar tempo, aprimorando e automatizando os processos internos de sua empresa como a emissão de nota fiscais, por exemplo.
Consolide os empréstimos solicitados
Recorrentemente, os pequenos e médios empresário recorrem às linhas de crédito como forma de manter a operação de sua empresa, quando a mesma apresenta queda em sua receita.
Entretanto, muitos profissionais acabam acumulando dívidas impagáveis devido a cobrança das altas taxas de juros.
Desse modo, é recomendável que o empreendedor busque negociar os seus empréstimos solicitados com o seu banco, honrando assim os seus compromissos financeiros antes de solicitar um novo empréstimo.
Automatize os seus processos
Graças às inovações tecnológicas, é possível automatizar diversos processos internos empresariais como, por exemplo, o controle de estoque, faturamento, envio de documentação a Receita Federal e etc.
Portanto, busque estudar quais sistemas e softwares apresentam maiores vantagens para seu modelo de negócio.
Dessa maneira, vale a pena buscar alternativas que colaborem no aumento de eficiência do atendimento ao cliente.
Crie incentivos que diminua a inadimplência de seus clientes
Criar incentivos que diminuam a inadimplência de seus clientes é uma excelente alternativa para que deseja melhorar a geração de caixa de sua empresa.
Desse modo, é possível oferecer descontos para os clientes que realizarem os seus pagamentos antes da data prevista para o vencimento.
Além disso, criar promoções e aproveitar as datas comemorativas podem ajudar a aumentar o faturamento e obter uma maior taxa de lucro.
Por fim, a geração de caixa sempre deverá ser uma prioridade de qualquer tipo de empresa, independente de seu porte ou segmento de mercado.
Uma vez que todo negócio precisa realizar o controle de suas entradas e saídas, para que assim consiga alcançar uma maior estabilidade financeira.
Caso ainda possua dúvidas sobre como funciona o fluxo de caixa, ou quais estratégias podem ajudar a realizar um controle eficiente, entre em contato agora mesmo com nossa equipe. Oferecemos soluções eficientes que vão agregar valor ao seu negócio.
Acompanhe também as nossas redes sociais e compartilhe o nosso conteúdo!
O Diferencial da Análise Gráfica na Contabilidade Consultiva - RIMAR
[…] para ler: Geração de caixa: um plano para quando parecer que não há alternativas, Administração do capital de giro e Planejamento orçamentário – O que é e como […]