Planejamento orçamentário – O que é e como realizar?

Diversos pontos podem trazer dúvidas aos empreendedores que estão iniciando os seus negócios. A área financeira, por ser um setor extremamente estratégico para as empresas, exige certos cuidados.

O planejamento orçamentário é uma ferramenta essencial para que as empresas tenham um controle eficiente, contendo todos os dados sobre as entradas e saídas de caixa planejadas para o ano.

Deste modo, fizemos este artigo para que você, leitor, compreenda melhor sobre a importância do planejamento orçamentário para sua empresa e como ele é feito. Confira a seguir!

O que é planejamento orçamentário?

O planejamento orçamentário estabelece qual será o orçamento para os próximos 12 meses, da empresa, especificando quais são as áreas com maiores investimentos e contemplando os custos fixos e variáveis do empreendimento.

Sendo assim, no planejamento orçamentário estão presentes as receitas e gastos previstos. Normalmente, ele é dividido da seguinte forma:

  • Receitas: valor que se estima receber no período vigente, seja por meio das vendas de produtos e serviços à vista, ou recebimentos de vendas a prazo, entre outros;
  • Impostos: valor que se estima pagar de impostos de acordo com o regime de tributação que a empresa optou para o exercício;
  • Custos: gastos relacionados com a produção e as vendas de produtos e serviços;
  • Despesas: gastos relacionados com a administração e manutenção da empresa;
  • Investimentos: valor a pagar sobre a infraestrutura e equipamentos da empresa adquiridos para operação;
  • Financiamento: valor obtido de recursos de terceiros, ou dos sócios, para o capital de giro e pagamento de dividendos;

Essa divisão possibilita que a empresa otimize e atenda às necessidades de cada setor de maneira individual.

Como realizar o planejamento orçamentário?

Conheça agora quais as melhores formas para colocar o planejamento orçamentário em ação. Acompanhe!

Faça reuniões para estabelecer o orçamento

É preciso que seja estabelecido o orçamento para o próximo ano, juntamente com os gestores de cada área, pois são eles que irão apontar quais as demandas, as necessidades de investimentos e os custos dos seus setores.

Deste modo, é preciso analisar a situação, as demandas e necessidades de cada setor, a fim de conseguir uma divisão dos gastos e investimentos, permitindo assim que cada área evolua.

Defina uma data limite para fechar o planejamento orçamentário

Uma ação necessária é definir um prazo final para entrega do planejamento aos responsáveis. Desta forma, é preciso avisar a todos os envolvidos sobre essa data, para que eles possam entregar todo o processo documentado em tempo hábil.

Levante as informações anteriores e realize o benchmarking

Mesmo sendo a primeira vez que você faz o planejamento orçamentário na sua empresa, é primordial comparar as informações anteriores e fazer o benchmarking, que significa ser uma análise das melhores práticas realizadas por concorrentes que fazem o mesmo processo que o seu.

Deste modo, será mais fácil achar os parâmetros usados por quem está mais acostumado a trabalhar com o planejamento, observando qual será a rentabilidade da empresa, apontando assim possíveis cortes de gastos e qual o melhor destino das verbas, possibilitando que a empresa tenha as finanças mais organizadas.

Monitore resultados e estabeleça métricas

Ao terminar de fazer o planejamento orçamentário não quer dizer que o processo acabou. Também é preciso monitorar os resultados todos os meses. Como trata-se de um planejamento, poderá ocorrer variações e as coisas não saírem como esperado.

Além desse fato, é necessário possuir o controle anual, com o intuito de observar se não existe qualquer desequilíbrio financeiro que possa trazer prejuízos para a empresa.  

Saiba sobre a importância do planejamento orçamentário no seu negócio

Para finalizar, é importante traçar objetivos que possa motivar a equipe e a empresa a alcançar melhores resultados, esclarecendo qual a participação que cada setor tem no planejamento da empresa.

Além disso, é necessário salientar de que nada adianta ter um planejamento orçamentário sem monitorá-lo, para promover rapidamente os ajustes necessários. 

Assim, é preciso definir no seu projeto como e quando o planejamento será analisado e, caso seja preciso, ele deverá ser ajustado.

Sendo assim, é ideal acompanhar o planejamento orçamentário e conferir com o fluxo de caixa realizado para o período.

Por fim, você poderá identificar onde podem estar ocorrendo falhas e, assim, traçar novos planejamentos para sanar as questões.

Ainda tem alguma dúvida ou precisa de auxílio com o planejamento orçamentário da sua empresa? Conte com os profissionais da Rimar Contabilidade.

Somos uma empresa que tem o propósito de prestar serviços em consultoria contábil e também atua nas áreas fiscal, tributária, societária e de folha de pagamento. Essa vocação em consultoria está assentada na história de vida da Rimar, iniciada em 1966, além da experiência e da competência de seus sócios e colaboradores.

Acesse nosso blog e leia mais sobre “Os benefícios da contabilidade para o seu negócio”

3 comments

Comments are closed.