Contabilidade para área da saúde e clínicas médicas

De modo geral, os profissionais da área da saúde têm longas jornadas de trabalho, plantões, pacientes e prontuários para lidar. E com tanto trabalho as vezes não sobra tempo para administrar as contas do seu negócio.

Desse modo, é preciso ficar atendo, além das finanças, aos aspectos contábeis e tributários, para que o profissional da saúde não perca prazos, fique em dia com a Fisco e mantenha a saúde também do seu negócio. Neste sentido, a contabilidade é de suma importância para os profissionais desta área.

Somente assim é possível acompanhar e ajudar os profissionais da área da saúde com todas as rotinas do dia-a-dia da sua empresa. Com isso, neste artigo vamos abordar a importância da contabilidade para profissionais da área da saúde e clínicas médicas.

O que é a contabilidade?

A contabilidade é um conjunto de processos para controlar o patrimônio das organizações. Em outras palavras, é a ferramenta fundamental para o controle de um empreendimento.

Por meio dela é possível extrair uma série de informações importantes para a tomada de decisões, para controlar e acompanhar as operações, além de facilitar o planejamento como um todo.

Importância do contador

Todo empreendedor sabe que a rotina é muito corrida para lidar com todas as questões de uma empresa. E muitas vezes, por mais qualificado e preparado que seja o profissional, ele não dispõe de todas as habilidades para lidar com todos os assuntos.

E por mais que as atividades contábeis pareçam fáceis de resolver, a vida financeira, seus controles e obrigações regulares devem ser tratadas com cuidado. O contador irá trabalhar para ajuda-lo a manter a saúde do seu negócio, fornecendo informações sobre finanças, tributos e gestão do seu negócio.

Importância da contabilidade especializada

A contabilidade especializada, apresenta um trabalho direcionado para o seu segmento, desenvolvido por profissionais com conhecimento na área tributária, contábil, recursos humanos e outras correlacionadas que auxiliam as rotinas da empresa de forma a otimizar as tarefas, recursos e atividades, ocasionando uma melhoria no processo de gestão.

A busca por serviços especializados é sempre a melhor opção para aqueles profissionais que não desejam perder tempo e pretendem focar no seu negócio, pois a rotina é corrida e precisamos de organização para prosperar.

Uma das vantagens da contabilidade especializada é o atendimento personalizado, pois o contador sabe como funciona o seu negócio, e controla as informações e necessidades que os profissionais da área da saúde e clínicas médicas precisam.

Diante disso, a contabilidade especializada para profissionais da área da saúde e clínicas médicas utiliza-se da tecnologia para proporcionar ao cliente oportunidades demelhorar o fluxo de informações entre a sua empresa e a contabilidade, analisando investimentos que podem gerar melhores resultados, com base em relatórios financeiros e contábeis, o empresário poderá melhorar a sua tomada de decisão.

Saiba mais sobre as tecnologias que facilitam a vida do empresário

Importância da contabilidade para profissionais da área da saúde e clínicas médicas

A área da saúde envolve alguns procedimentos que são específicos de sua atividade. Sendo assim, o contador é o profissional indicado para solucionar propor soluções para melhorar a gestão do seu negócio

O profissional da área da saúde, ao abrir uma empresa neste segmento, precisará entender qual é o melhor enquadramento tributário para o seu negócio. Para tanto, se faz necessário analisar o orçamento empresarial e suas projeções.

Logo, a contabilidade ajuda o profissional da área da saúde a cumprir uma série de exigências que devem ser seguidas para manter o negócio regular perante os órgãos de fiscalização.

Principais serviços contábeis da área da saúde

– Controle do fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma ferramenta para gestão contábil. Deve ser manter sempre atualizado.

É através do fluxo de caixa, que tanto o contador como o profissional da área da saúde podem acompanhar e tirar as melhores vantagens para o seu negócio.

– Departamento Pessoal

O departamento pessoal é muito importante na contratação de funcionários, pois traz consigo uma série de rotinas a serem realizadas.

– Imposto de Renda

O imposto de renda nem sempre é uma hora fácil para profissionais da saúde. Logo, pensar em contratar um profissional de contabilidade é de suma importância. Para cada atividade ou serviço, existe um tipo de tributação. É importante estar ciente das obrigações para evitar problemas com o Fisco.

– Adequação à tributação

A variação de tributos pode confundir a cabeça do profissional da área da saúde que não está acostumando a lidar com isso. Veja abaixo os tipos de regimes tributários.

-Simples Nacional

Voltado a micro e pequenas empresas, que tenham uma receita bruta anual de até R$4,8 milhões. O recolhimento é em uma única guia, o DAS.

– Lucro Presumido

Forma de tributação simplificada do Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) e Contribuição Social sobre o lucro (CSLL).

– Lucro Real

É o regime mais complexo. Neste regime, o imposto de renda é determinado a partir do lucro contábil, apurado pela pessoa jurídica, acrescido de ajustes requeridos pela legislação fiscal.

Dicas para escolher um escritório especializado na área da saúde

Nem todo escritório oferece o mesmo tipo de serviço, por isso o ideal é fazer uma boa pesquisa, procurando também referências e avaliando os preços e serviços oferecidos.

– Infraestrutura

É importante analisar se o escritório de contabilidade está oferecendo a infraestrutura necessária para atender a sua demanda.

Isso diz respeito tanto a tecnologia do escritório, quanto a quantidade de funcionários que eles podem oferecer.

– Competência técnica

É fundamental ser atendido por profissionais capacitados e experientes. Busque aqueles que se mantenham frequentemente atualizados principalmente a respeito das legislações tributárias e trabalhistas.

– Bom atendimento

Procure um escritório que esteja pronto a atender você.  A recomendação é que você avalie todos os canais de comunicação do escritório como e-mail, site, redes sociais, telefone e WhatsApp.

Logo, é necessário estabelecer um laço de confiança de longa duração. É essencial que o escritório preste um bom atendimento, de forma que sua relação não seja prejudicada.

– Relação Custo X Benefício

Assim que você identificar quais são as reais necessidades de sua empresa, busque por um profissional contábil que atenda a seus serviços específicos.

Chega então o momento de avaliar a qualidade das atividades executadas na proporção do preço pelo qual é cobrado. Isso porque a segmentação e especialização em nichos faz com que o escritório apresente soluções eficazes para determinados problemas.

Conclusão

Com isso, concluímos que o contador especialista em área da saúde e clínica médica, não deixará suas finanças de lado e será capaz de promover a saúde financeira do seu negócio.

Portanto, os profissionais da saúde precisam deste profissional, o contador. E ele que é um grande aliado na administração financeira. E a contabilidade especializada é essencial em qualquer atividade comercial.

Logo, combinar todos estes fatores ainda em conjunto com as melhores práticas de tributação para tornar a sua atividade ainda mais viável.

Gostou? Deixe um comentário abaixo! 👇 👇

Leia outros artigos no nosso blog!

📍 A Rimar Contabilidade é uma empresa que tem o propósito de prestar serviços em consultoria contábil e também atua nas áreas fiscal, tributária, societária e de folha de pagamento.

2 comments

  1. Raquelle

    Boa noite. Vocês fazem contabilidade para autônomos pessoa física?

    1. Marketing

      Oi Raquelle, sim para profissionais liberais autônomos prestamos assessoria para elaboração de livro caixa, apuração de impostos, declarações fiscais, admissão e rescisão de funcionários e folha de pagamento de salários e encargos.

Leave A Comment