7 dicas para abrir uma Startup

O que é uma Startup?

Startup é o termo usado para definir uma empresa nova que geralmente foge do modelo de negócios tradicional e tem como principais características ser:

  • Escalável: tem grande potencial de crescimento;
  • Repetível: é capaz de entregar o mesmo produto ou serviço;
  • Inovador: vende uma ideia criativa que soluciona uma dor ou agrega valor.

Abrir uma Startup é um objetivo de muitas pessoas que têm o sonho de empreender, porém é preciso ter persistência para se adaptar, pois fazer uma Startup crescer não é um processo que ocorre da noite para o dia.

Visto que é um desafio, o empreendedor precisa se planejar e estar disposto a contornar possíveis imprevistos. Muitas vezes, a maior dúvida é não saber por onde começar, o que se torna um motivo de receio, mas ter um modelo de negócios bem estruturado é o primeiro passo para o sucesso.

Aproveite para ler: Transformação Digital nas Empresas: Qual a importância?

Dicas para abrir uma Startup

1. Elabore um modelo de negócios e escolha seu core business

Para ser uma Startup de sucesso, a sua empresa deve buscar inovação, além de buscar diferenciar-se das demais. A ideia da qual sua empresa nasceu está ligada à solução que ela vai oferecer, e essa solução deve resolver um problema da sociedade ou agregar valor a ela, do contrário, não faz sentido a sua Startup existir.

É preciso escolher um core business, que será a atividade principal que sua empresa vai exercer, assim fica claro para onde o foco deve ser direcionado. Também é importante definir a missão, visão e valores da sua empresa.

Uma vez feito isso, é hora de traçar estratégias, organizar-se e planejar-se para tirar a ideia do papel.

2. Investimento e Investidores

Se você quer abrir o próprio negócio, deve ter consciência de que isso requer um investimento, que pode ser alto, por isso é tão importante ter uma reserva ou ter a disciplina para se planejar a financiar o próprio negócio.

Caso arcar com os custos sozinho seja inviável, uma solução é contar com sócios ou formalizar uma parceria com um Investidor, utilizando o seu networking para buscar pessoas que vejam potencial suficiente na sua ideia para assumir os riscos e despesas iniciais.

3. Equipe

Uma equipe capacitada é crucial para o bom funcionamento e evolução de uma Startup. Sendo assim, o recrutamento e seleção deve ser baseado não somente em currículos e experiência, mas também em características comportamentais que estejam alinhadas com os valores e propósitos da empresa, para que a equipe seja homogênea e tenha uma boa comunicação.

A Rimar Contabilidade oferece um serviço que instrui como fazer uma contratação assertiva da sua equipe.

Aproveite para ler: Sua empresa está crescendo? Como migrar de MEI para ME

4. Estude o mercado

Estudar o mercado antes de inserir-se nele é fundamental. Primeiramente, é preciso definir público alvo, quais serão as pessoas que irão se beneficiar do produto ou serviço que a sua Startup oferece.

Após isso, é hora de estudar a concorrência. Dificilmente a sua empresa será pioneira e oferecerá uma solução original, por isso é tão importante inovar e destacar-se no mercado. Busque diferenciar-se criando estratégias para atender a demanda do público e qualificar-se obtendo uma boa formação, além de fazer uma projeção do resultado desejado e estabelecer metas atingíveis.

5. Considere o feedback

Toda empresa, mesmo que já esteja consolidada, precisa buscar uma constante evolução para ser capaz de atender ao público e manter-se no mercado.

Encontrar métodos eficientes é um desafio ainda maior para novas empresas, portanto é interessante seguir o ciclo do PDCA: “Plan, Do, Check, Act”, que significam “Planejar, Executar, Verificar, Agir” respectivamente. Ou seja, a evolução de uma Startup é uma sequência de testes de hipóteses e avaliação de resultados, até que seja encontrado um modelo mínimo viável, que jamais deve deixar de ser aprimorado em um processo de evolução constante.

Também é importante aprender tanto com os erros quanto com os acertos de outras empresas de nichos semelhantes.

6. Mantenha-se atualizado

Além de uma formação, é necessário ser interdisciplinar, buscar informação com frequência e estudar o mercado em geral, para administrar cada vez melhor o seu negócio.

O público espera cada vez mais agilidade, qualidade e melhorias, e é um diferencial do empreendedor manter-se atualizado sobre seu segmento para atender a essa demanda.

Uma Startup não precisa ser necessariamente voltada para o digital, mas beneficiar-se dos avanços tecnológicos é uma estratégia eficaz para quem busca inovação.

7. Conte com a ajuda de especialistas

Por volta de 60% das empresas fecham as portas dentro de 5 anos após serem abertas. Isso acontece, principalmente, por falta de uma gestão de qualidade, por isso é indispensável ter organização, foco, persistência e um planejamento prévio adequado à realidade do mercado.

Evite erros que trazem riscos aos negócios, conte com a ajuda de especialistas e tome decisões com base em critérios técnicos.

A Rimar Contabilidade presta serviços em consultoria contábil, e também atua nas áreas fiscal, tributária, societária e de folha de pagamento, atendendo desde Startups até empresas consolidadas de forma diferenciada.

Podemos te ajudar a abrir sua Startup da forma mais rápida e simples possível!

Aproveite para ler: Avaliação de Empresas: Quanto vale o meu negócio?