Transformação Digital nas Empresas: Qual a importância?

Na última década, o mundo evoluiu, dando início a uma era digital. Através da internet, a informação pode ser rápida e facilmente acessada, é possível compartilhá-la em escala global, ultrapassando os limites de fronteiras e, como consequência de toda essa praticidade e velocidade, as pessoas se comunicam e interagem de forma instantânea e objetiva, prezando pela velocidade e simplicidade para resolver seus problemas.

O avanço tecnológico e a mudança de comportamento do público trouxeram consigo a necessidade de adaptação e de uma mudança radical nas empresas, para que conseguissem sobreviver as mudanças de mercado. Essa mudança requer um novo e mais inteligente modelo de negócio, que seja otimizado e utilize a tecnologia ao seu favor; é necessária uma transformação digital nas empresas.

O que é uma Transformação Digital?

Que a tecnologia transformou-se em recurso de extrema importância não é novidade, ela está influenciando decisivamente os setores empresariais. Mas a transformação digital nas empresas é um fenômeno que envolve mais que apenas o uso dela, é também uma mudança significativa no comportamento das pessoas, que agora recorrem à internet sempre, seja para pesquisar informação, obter instrução, se comunicar, consumir ou simplesmente porque buscam entretenimento nas redes sociais.

Essa transformação digital serve para adaptar seu negócio a um novo mercado, trazer engajamento, presença e autoridade a ele, para então ser capaz de atender esse novo consumidor e despertar nele o interesse pela solução que sua empresa oferece. Também ajuda a reduzir custos, aumentar a produtividade, explorar novos canais de venda e ainda traz a oportunidade de criar novos produtos e serviços.

Assim, utilizando ferramentas digitais, aplicativos e softwares de gestão na nuvem, as empresas conseguem otimizar e aperfeiçoar os seus processos internos e potencializar o seu crescimento.

Como migrar para o digital

É vantajoso atrair o público através do digital, das redes sociais e ferramentas de pesquisa, visto que ele não costuma mais se locomover para fazer contato e passa horas do dia online. Para isso, é preciso estar presente na rotina de seu público alvo, saber identificar suas necessidades e estabelecer um canal direto de comunicação com ele.

Sua empresa deve personificar um cliente ideal, atrair as pessoas que se encaixam nesse perfil e conhecer seus interesses, para poder segmentá-las e saber quando adotar uma abordagem personalizada ou padrão. Os profissionais devem estar dispostos a aceitar as mudanças necessárias e compreender a magnitude da transformação digital nas empresas, que requer adaptação, paciência, organização, marketing, investimento e, principalmente, gestão estratégica.

Considerando as principais exigências e expectativas da população, existem algumas estratégias, atividades e ferramentas que precisam de uma atenção especial das empresas, que são capazes de auxiliar nessa mudança com sucesso.

Estratégias que auxiliam na transformação digital nas empresas

  • Analisar quais ferramentas poderão ajudar na organização;
  • Avaliar seus negócios e reformular processos utilizando as ferramentas digitais selecionadas, levando em consideração as mudanças que podem ocorrer;
  • Explorar novos modelos de negócio e mercados;
  • Escolher as plataformas digitais existentes que sejam adequadas, de acordo com o seu público alvo;
  • Tornar sua empresa acessível a esse público a qualquer momento;
  • Usar a tecnologia para reestruturar os relacionamentos com parceiros;
  • Digitalizar e encontrar novas formas para comercializar um atual produto ou serviço; 
  • O preço e o produto são fatores importantes, mas não são mais considerados os mais decisivos pelos clientes na decisão de compra. A opinião de uma pessoa pode influenciar a de várias outras, então o fator mais importante é a experiência do cliente com a empresa;
  • Atualmente, é muito mais provável que os consumidores se comuniquem com a empresa via serviço digital ao invés de buscarem interação com funcionários pessoalmente. Algumas estratégias como a Costumer Success podem proporcionar meios para garantir que eles sejam devidamente atendidos;
  • É por meio da internet que você consegue construir a reputação de sua marca e, consequentemente, influenciar de forma positiva a opinião de seus possíveis clientes;
  • Utilizar as redes sociais para aumentar o sentimento de identificação dos seus potenciais clientes com sua empresa, criando um vínculo, uma fidelidade;
  • Segmentar seu público por meio de coleta de dados e, através destes dados, personalizar as abordagens. Para isso, ferramentas como o Google Analytics podem ser úteis;
  • Simplificar as vendas, pois os consumidores buscam mais simplicidade na hora da compra, evitando certos custos, deslocamentos e optando pela agilidade;

Por que a Transformação Digital é importante?

Pode não parecer ter grande relevância, mas a transformação digital nas empresas é um fator decisivo para o seu sucesso, principalmente agora, em meio à pandemia. A ordem de evitar aglomerações e o distanciamento social tornaram-se barreiras para as empresas, que se viram obrigadas a fechar as portas e procurar por novos meios de manter seu funcionamento.

Por isso, diversas empresas ao redor do mundo estão cada vez mais interessadas em inserir inovações tecnológicas no seu modelo de negócio, para sobreviverem no mercado e obterem mais engajamento e autoridade. É uma tendência de crescimento inegável, então seu negócio pode ficar para trás se não aderir a essa transformação digital. Além disso, os consumidores de hoje cobram maior velocidade na solução de problemas, no atendimento de suas necessidades e de melhorias, e isso gera mais competitividade no mercado. Há uma ampla concorrência, seja qual for o produto ou serviço oferecido pela sua empresa, então é importante reduzir o tempo de decisão de compra dos clientes e posicionar-se de forma ágil no mercado.

Por causa disso, a tecnologia é um pilar essencial: quando você usufrui dela, tudo parece funcionar em uma rapidez constante, o alcance e desempenho são maiores, as chances de erros diminuem consideravelmente e o compartilhamento de informações é mais preciso e fácil. Com um sistema otimizado, seus dados permanecem organizados e sua produtividade aumenta, permitindo que sua empresa atenda ainda mais pessoas e obtenha melhores resultados.

1 comment

  1. turkce

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