Contabilidade para Escritórios de advocacia: Qual a importância?

Como todo negócio, a parte de contabilidade e gestão precisa ser trabalhada da melhor forma, pois é nela que fica a base fiscal e financeira.  A contabilidade é um instrumento de grande importância, dito que é nela que se tem o controle e registo de fatos da administração e economia.

O que é uma contabilidade para escritório de advocacia?

A contabilidade mede os resultados das empresas e avalia o desempenho dos negócios, dando diretrizes para as tomadas de decisões. As demonstrações contábeis geradas pela contabilidade são de extrema importância para os seus usuários como:

  • Balanço Patrimonial;
  • Demonstração do Resultado do Exercício;
  • Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados;
  • Demonstração de Origens e Aplicação de Recursos.

Assim é possível gerar relatórios e demonstrativos que possibilitam a tomada de decisão por parte dos administradores, que, de posse desse material analisam onde há mais gastos, e podem diminuir alguma despesa, cortar gastos ou fazer outros investimentos.

Por tudo isso, a contabilidade é o importante instrumento que auxilia na administração e principalmente na tomada de decisões.

Vantagens de ter uma contabilidade especializada para escritório de advocacia

Uma boa contabilidade oferece maior controle financeiro e econômico à empresa, facilita o acesso às linhas de crédito com bancos e credores. Devido à complexidade da legislação ao tratar sobre a abertura e cumprimento das obrigações de uma empresa, cuidar e manter um escritório de advocacia regular pode se tornar um grande desafio.

Uma assessoria de confiança e que preste um serviço personalizado e adequado às necessidades do escritório é muito importante para o seu funcionamento e desenvolvimento, além das prestações de diversas tarefas burocráticas, por exemplo, corte de gasto, pagamentos de impostos e análises que auxiliam nas tomadas de decisão.

Em outras palavras, o segredo é delegar as tarefas. Em um escritório de advocacia, somente o advogado pode lidar com os casos dos clientes e desenvolver estratégias realmente efetivas para obter a vitória nos tribunais. Entretanto, as contas da empresa podem ficar sob a supervisão de terceiros, quando estes são profissionais contábeis qualificados e com amplo conhecimento no seu ramo de atuação.

Dicas essenciais para o controle financeiro para escritórios de advocacia

1-Conhecer as despesas

Tudo deve ser registrado. Um bom controle financeiro deve ser descrito da forma mais objetiva. Deve-se levar em contas todos os gastos do escritório, desde despesas como aluguel, água, luz e internet, como as pequenas do dia a dia; material de limpeza, café, copo descartáveis. Tudo tem impacto nos gastos dos escritórios.

2-Fazer os cálculos

É provável que com o levantamento das receitas, as somas e subtrações já tenham sido feitas. Independentemente disso, vale o reforço para comparar o que sai (despesa) com o que entra (receita) e ver qual é o resultado disso.  Dependendo de como for, algumas decisões terão de ser tomadas.

 Uma delas pode ser em relação ao que fazer para que os clientes inadimplentes (quando for o caso) quitem seus débitos. Esse, portanto, é um momento que requer muita atenção e reflexão.

3-Traçar um plano de ação

Ter um plano B não é o fim do mundo. É uma estratégia para seu escritório sempre poder crescer. Além disso, ter metas e objetivos traz ao seu negócio um olhar diferenciado para o público.

Como escolher uma consultoria de contabilidade para seu escritório de advocacia

Não faça sua pesquisa na pressa, analise as melhores opções e veja as reações de outros clientes. Veja abaixo alguns pontos importantes para fazer a escolha certa:

–Infraestrutura:

O primeiro tópico, na hora de escolher uma contabilidade para advogados, é a infraestrutura. É importante entender se o escritório conseguirá atender a sua demanda.

-Conhecimento técnico:

Os profissionais devem ser experientes e capacitados para atender todas as dúvidas, principalmente no que diz respeito às legislações específicas do seu negócio.

–Equipe:

Avalie quantos funcionários o escritório contábil pode oferecer para lhe atender. Tudo depende do porte da sua empresa de advocacias e das demandas que ela exige.

–Bom atendimento:

Analise a praticidade, cordialidade e agilidade no atendimento do seu contador. Estude como será o tratamento desse profissional. Além disso, observe também os canais de comunicação que o escritório utiliza.

O que faz uma contabilidade para escritório de advocacia?

O contador, devidamente cadastrado e regulamentado no CFC, possui o domínio das práticas ideais para lidar com áreas fiscais, administrativas, financeiras, patrimoniais e econômicas de uma empresa.

Com isso, ele terá um controle do seu fluxo de caixa. Sendo essencial para que a vida financeira seja controlada de forma eficiente e para que o escritório se mantenha no positivo e gere lucros.

A folha de pagamento também é realizada pelo contador, porque sua realização exige o conhecimento de cálculos complexos e leis trabalhistas. Junto a isso tem o planejamento tributário para você pague menos impostos.

Visto que as demonstrações contábeis são essenciais, é preciso analisar sempre a situação de um escritório de advocacia, pois permite que haja comparações e analises dos demonstrativos financeiros para que se possa realizar um diagnóstico.

Conclusão

Por fim, o preenchimento e envio de das obrigações tributárias também é algo que o contador realiza. Além de entregar todas as obrigações, a contabilidade para escritório de advocacia também pode se tornar um importante aliada nas questões gerenciais quanto administrativas.

Isso porque um contador também atua de forma consultiva para apresentar novas formas para tomada de decisões no planejamento estratégico e na elaboração de relatórios gerenciais.

Conseguiu entender a importância da contabilidade para advogados? Sem dúvidas é uma ótima opção para o escritório, tendo em vista sua contribuição para a organização e cumprimento de atividades indispensáveis para o funcionamento e legalização do negócio.

Gostou deste conteúdo? Aproveite para ler também sobre o Simples Nacional para advogados.

3 comments

    1. rimar

      Obrigado Carlos, fique a vontade para compartilhar. Saudações

Leave A Comment