Ferramentas de gestão de pessoas: Como elas podem ajudar o seu negócio

Com cada vez mais demandas nas empresas, os empreendedores tiveram que adotar medidas para oferecerem melhores condições de trabalho, e otimizar o tempo e a produtividade da sua equipe.

Assim, estas medidas são benéficas para ambos e ajudam as empresas a criar estratégias bem definidas para o negócio.

Dessa maneira, este artigo vai abordar como as ferramentas de gestão de pessoas podem ajudar o seu negócio a crescer.

O que é Gestão de pessoas?

É um mapeamento e monitoramento dos processos de Recursos Humanos das empresas. Ela capacitada e desenvolve os funcionários da empresa, afim de promover o bem-estar e a otimização das demandas do negócio.

Benefícios da gestão de pessoas para as empresas

Uma adequada gestão de pessoas é capaz de auxiliar e compreender técnicas para otimizar a eficiência dos colaboradores, com o desenvolvimento de comportamentos, habilidades e atitudes necessárias para melhorar os resultados da equipe, de acordo com o perfil necessário para cada cargo dentro da empresa.

A gestão de pessoas cuida dos interesses e da motivação dos colaboradores, assegurando que suas expectativas e objetivos entejam alinhados com os da empresa. Assim, evita conflitos internos e externos, possibilitando uma comunicação equilibrada.

Desta forma, os gestores da empresa possuem, de forma clara e objetiva, a identificação das responsabilidades dentro da organização.

Como aplicar a gestão de pessoas?

O ideal é ter um profissional de RH para cuidar dessas questões, estimulando a participações dos colaboradores.

Uma comunicação adequada é essencial para que os funcionários e os gestores falem a mesma linguagem.

Desta forma, toda a equipe trabalha junta com o objetivo final de fazer a empresa crescer. Procure estabelecer metas realistas, analisando as competências da equipe, além dos conhecimentos e treinamentos necessários para realizar as metas propostas.

Quais as melhores ferramentas para gestão de pessoas?

– Plano de carreira

É essencial para estimular os seus funcionários. O plano de carreira reconhece a perspectiva de crescimento do profissional dentro da empresa.

– Feedback contínuo

Uns dos pilares da gestão de pessoas é o feedback. Através da análise de desempenho do colaborador, os gestores poderão identificar onde ele está indo bem e onde precisa melhorar.

– Pesquisa de clima

É uma forma de medir a motivação e satisfação do colaborador dentro da empresa. Ressaltando que esse tipo de pesquisa deve ser feito de forma individual e sigilosa. É importante que a equipe receba o resultado compilado da pesquisa, identificando quais ações serão implementadas pela empresa para alinhar a expectativa entre as partes.

– Comunicação interna

Integrar as equipes é fundamental para obter uma boa comunicação interna. Sendo uma ótima ferramenta de gestão de pessoas para organização.

– Perfil comportamental

Uma boa avaliação comportamental é ideal no início do processo seletivo do funcionário, pois entende quais os comportamentos, habilidades e atitudes são necessárias para o cargo que está sendo preenchido.

– Treinamento

É uma forma de ajustar as habilidades do profissional as necessidades da empresa, possibilitando o aumento da produtividade da equipe dentro da empresa.

– Controle de ponto e jornada de trabalho

O controle do ponto ou de frequência dos funcionários pode ser realizado de forma manual, mecânica ou digital, facilitando o setor de RH a estabelecer políticas de banco de horas, compensações, folgas e escalas de trabalho, bem como no cálculo de horas extras e adicionais noturno.

– Controle da folha de pagamento

Para uma gestão de pessoas organizada e dinâmica é importante que a folha de pagamento esteja atualizada, e os proventos e descontos trabalhistas estejam dentro da lei. Vale ressaltar que além da CLT é necessário analisar o enquadramento sindical e os acordos coletivos de trabalho, de acordo com a função do colaborador e a atividade da empresa.

Portanto, vimos que a gestão de pessoas é um forte aliado para as empresas e seus funcionários, afim de que ambos conquistem os seus objetivos.

Gostou? Tem alguma dúvida?

Deixe um comentário abaixo ou Entre em contato conosco!

Leia outros artigos no nosso blog!

📍 A RIMAR Assessoria Contábil e Empresarial é uma empresa que presta consultoria contábil e também realiza serviços societários, fiscais, tributários e de folha de pagamento. Tem como diferenciais a inovação por meio da adoção de soluções tecnológicas e uma história de vida consolidada no mercado.

3 comments

Comments are closed.