Recrutamento e Seleção

Como consequência da pandemia, da queda de movimento e da crise econômica, muitas empresas se viram obrigadas a dispensar colaboradores na tentativa de compactar o negócio.

Agora, ao mesmo tempo que procuram se manter, as empresas já começam a pensar no futuro e nos possíveis cenários pós-pandemia. Com isso, vem a necessidade de readmitir funcionários e buscar novos, para que o negócio volte a crescer.

A seleção de colaboradores, no entanto, envolve vários métodos de avaliação para garantir a assertividade na contratação. Pode ser complicado saber se a escolha correta foi feita, por isso é essencial investir em um bom processo de recrutamento e seleção, já que impacta diretamente o desempenho e desenvolvimento da empresa.

Você sabe o que deve ser levado em consideração ao avaliar candidatos?

Formação e experiência geralmente são os requisitos chaves na hora de contratar um colaborador, mas, apesar de importantes, não podem ser os únicos fatores influenciando essa decisão.

Um processo de recrutamento e seleção, quando bem feito, ajuda a alinhar o perfil da vaga com o candidato ideal. Os conhecimentos, habilidades e atitudes da pessoa precisam estar sintonizados com as necessidades da empresa e com o serviço a ser executado.

Sendo assim, o candidato escolhido deve preferencialmente compartilhar os objetivos da empresa e estar de acordo com a visão, missão e valores adotados por ela. Além disso, uma convivência harmônica com a equipe é essencial, para que todos estejam alinhados e cientes de tudo que acontece, garantindo uma boa comunicação e produtividade.

Da mesma forma que é importante saber trabalhar em equipe, é importante que o candidato tenha autonomia e contribua positivamente com a evolução da empresa. Ele deve gostar e ver propósito em seu trabalho, pois apenas ter experiência não garante que o profissional irá se encaixar no cargo ou que seja a melhor escolha, portanto não é um fator decisivo, apesar de atraente.

É necessária uma análise de perfil comportamental para conectar a pessoa certa com a vaga que a empresa pretende preencher. Isso propicia um profissional mais eficiente, motivado e satisfeito, consequentemente, um trabalho de maior qualidade.

Como escolher a pessoa mais adequada para o cargo?

O processo de recrutamento e seleção vai além de apenas leitura de currículos. Na verdade, existe um planejamento por trás que antecede a procura de candidatos, pois envolve etapas prévias para definir os requisitos desejados pela empresa.

  • Primeiramente, é preciso criar cargos que façam sentido de acordo com as necessidades da empresa, respeitando o orçamento de cada setor, e, em seguida, estabelecer as características, requisitos e habilidades para cada cargo, bem como remuneração, carga horária e benefícios. A partir disso, começa-se a traçar o perfil desejado para a vaga, então o RH tem um norte e sabe o que deve procurar.
  • Após isso, começa a etapa de análise e pré-seleção de currículos, onde avançam os candidatos que possuem os requisitos exigidos para vaga em aberto. Com os aprovados, é feita uma nova e mais criteriosa análise, para que então sejam encaminhados para entrevista somente os mais aptos a ocupar a vaga.
  • Na etapa de entrevistas, o objetivo é conhecer a pessoa por trás do currículo. Assim como os critérios necessários para o cargo, o método aplicado na entrevista também deve ser planejado previamente, e deve incluir questões padronizadas de modo que facilite a avaliação.
  • A entrevista é essencial, pois é através dela que são obtidas informações a respeito da personalidade, habilidades e conhecimentos de cada candidato, assim podemos tomar uma decisão mais consistente ao final do processo.
  • Finalmente, começa a fase de treinamento e adaptação do candidato escolhido, um período que ele fica sob observação e é analisado seu comportamento e desempenho. Nessa etapa, ele já tem a oportunidade de mostrar seu valor e irá se familiarizar com o novo ambiente de trabalho, construir relações e assumir responsabilidades que podem agregar em sua carreira profissional.

Quais as consequências de uma contratação inadequada?

Quando um processo de recrutamento e seleção deixa a desejar, torna a tomada de decisão mais incerta. Um currículo recheado não garante que o profissional seja o mais adequado para cargo, pois pode não estar alinhado com o propósito da empresa.

Contratar um funcionário que não se encaixa no perfil comportamental que o cargo exige pode comprometer o departamento que está inserido, ou apenas atrasar a evolução e crescimento do negócio. Também pode trazer consequências como o turnover, ou seja, o desperdício de possíveis talentos, que perdem a oportunidade por causa da falta de assertividade do processo.

Um processo de seleção ineficaz também impacta na rotatividade da empresa: demissões recorrentes podem ser um indicador de que o processo precisa melhorar. Também pode ser um sinal de falta de organização, baixa qualidade do ambiente de trabalho, falta de um perfil de liderança, treinamento desqualificado, salário baixo, falta de oportunidade de crescimento, pouco reconhecimento, ou até problemas de convivência, já que muitas vezes um motivo para uma demissão é fruto de uma relação desgastada.

Conte com a ajuda de profissionais!

Assegurar que o processo de recrutamento e seleção está adequado para empresa é uma missão complexa para o RH, dado que envolve a aplicação de testes técnicos, testes comportamentais e diferentes dinâmicas de avaliação de acordo com a cultura da empresa. É um processo em que as etapas estão interligadas, onde uma etapa depende da outra para alcançar a eficácia.

Para uma observação cuidadosa dos candidatos, o profissional de RH precisa de experiência para conseguir avaliar e acompanhar esse processo. Por isso, contar com um recrutador profissional é a melhor opção. Ele possui expertise e conhecimento técnico para aplicar as ferramentas de avaliação adequadas na hora de selecionar um candidato.

Além disso, é importante aderir à ferramentas tecnológicas, tanto para atrair colaboradores das novas gerações quanto para trazer mais segurança e assertividade para a empresa na tomada de decisões.

Aqui na Rimar Contabilidade, disponibilizamos o serviço de recrutamento e seleção para te ajudar a formar a melhor equipe para sua empresa!

Quer saber mais sobre como funciona o processo?

Leave A Comment